Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia. Existem duas abordagens específicas que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.
Tipos de Departamentalização
Como estamos
falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que
cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a
sua realidade. Por causa disso, vamos ver os principais tipos existentes:
Por Função
Esse é um dos
tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas
na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada
atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até
trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área
financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com
expertises similares trabalhando junto.
Por Clientes
Quando uma
empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os
esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente
vai utilizar a departamentalização por clientes.
Observe que diversos tipos de esforços de vendas são feitos de acordo com as preferências dos clientes. Nesse caso, você pode ver desde seções de perfumaria, lingerie e moda até seções de roupa masculina social e esporte, dependendo da loja.
Por Processos
Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros. Veja abaixo:
Um exemplo um pouco menos óbvio é da própria área de desenvolvimento de planilhas da luz, que está estruturada como uma linha de montagem.
Por Produtos ou Serviços
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa. Um exemplo típico dessa divisão acontece nos supermercados:
Se entrarmos na departamentalização por serviços, temos nos hospitais um excelente exemplo:
A ideia principal aqui é entender que a empresa possui produtos ou serviços que são muitos diferentes entre si e que por isso faz sentido especializar as áreas para que o nível de qualidade oferecida ao cliente aumente.
Matricial
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.
Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.
Cada tipo de departamentalização possui características diferentes, pontos positivos e negativos para cada situação. Não existe um modelo mais correto que vá funcionar sempre, o mais importante é entender a realidade da sua organização.
Normalmente a definição e representação do tipo de abordagem escolhido será feita por meio de organogramas. Apesar da departamentalização ter diferenças para esse modelo de representação da estrutura da empresa, essa é a maneira mais fácil e prática de se mostrar como ela está organizada.
Obrigado!
ResponderExcluirEstou realizando uma pesquisa acadêmica e isto serviu muito bem para esclarecer melhor o meu entendimento sobre departamentalização, agora tenho uma melhor referência de trabalho.