quinta-feira, 14 de abril de 2016

CÓDIGO DE ÉTICA

O que é o código de Ética

Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.



Funções Administrativas


- Organizar: organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.

- Planejar: planejamento significa definir objetivos e meios para alcançá-los. O planejamento é uma característica básica das empresas, é a função administrativa permanente.

- Liderar: Liderança significa usar influencia para motivar as pessoas. Nesta função administrativa, o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado.

- Controlar: A última função da administração é o controle, ou seja, a verificação e avaliação do plano que já foi executado para que haja correções futuras. O controle avalia o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões.



Tipos de documentos de correspondência:


- Ata: A ata é um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião. Uma das principais funções da ata é historiar, traçar um painel cronológico da vida de uma empresa, associação ou instituição.

- Atestado ou Certificado: É um documento em que se faz fé de algo e que tem valor legal. Pode haver atestados ou certificados de serviços prestados, de estudos realizados, de pagamentos, etc.

- Bilhete: É um meio rápido e simples de transmitir uma mensagem. Normalmente é dirigido a uma pessoa próxima, com quem se tem intimidade, e por isso mesmo costuma ser escrito em linguagem informal. Isso, contudo, não dispensa a atenção que deve ser dada à qualidade da redação, especialmente considerando que o relacionamento continua tendo caráter profissional.

- Carta comercial: As cartas comerciais, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de emprego, oferta de algum produto de sua empresa, reclamação quanto à má prestação de algum serviço, cobrança de algum débito, enfim, diversas situações que fazem parte do cotidiano empresarial.

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