DICAS DE COMO ABORDAR O CLIENTE
Entenda seu cliente
Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente. Isto ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência.
Sinta prazer em servir
Atender é servir. Por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização. Quando um cliente se sente servido, naturalmente se sente motivado a falar bem da sua marca.
Não rime seu atendimento com antipatia
Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia.
Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo
Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.
Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.
Mantenha a comunicação S.C.O.T.
S.C.O.T. significa Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência.No momento do atendimento é fundamental expor as informações de forma clara e direta. Perceba se sua locução foi bem compreendida. É importante que a informação seja transmitida de forma que não confunda o cliente. Nem sempre falar mais significa passar mais informação. O cliente não espera buscar ajuda com alguém cheio de dúvidas e incertezas. Nem sempre temos a resposta, mas enrolar ou inventar uma solução não é o caminho. Se precisar, peça um tempo para retornar depois com a resposta. O atendimento é o reflexo de sua empresa, e caso não haja segurança na mensagem passada, a imagem da sua equipe acaba sendo prejudicada.
Roupa adequadas para recepção
A adequação do traje de trabalho tem a ver com a atividade, com o local e o horário em que será usado. Procurar seguir a política de vestimenta da empresa é um bom caminho, já que há corporações mais formais que outras. Em escritórios de advocacia, por exemplo, roupas sociais e sapatos fechados são recomendados. Já em agências de publicidade, pode ser adotado um visual mais despojado, mas sem exageros. O uso de calças jeans escuras e camisas sem estampas são algumas dicas de especialistas para esses casos.Por isso, é preciso estar adaptado ao ambiente corporativo para que não se cometa gafes diante dos demais. Seja qual foRo local de trabalho, é preciso ter bom senso para não cair na vulgaridade ou apresentar um ar de descompromisso. O destaque profissional é alcançado pela competência e dedicação ao trabalho e não pelo excesso de informação carregado no corpo.
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