quinta-feira, 14 de abril de 2016

TRABALHOS REALIZADOS DENTRO DA SALA DE AULA

                            Maquete representando uma empresa


Mapa de riscos da mesma empresa





Importância do Mapa de Risco

Mapa de Risco é uma maneira eficiente de proteger seus funcionários, mostrando claramente os riscos que o ambiente de trabalho apresenta. Para isso, é preciso estudar a empresa e chegar a um diagnóstico aprofundando os perigos de cada setor.Para facilitar a visualização do mapa, os riscos são divididos em cinco grupos, representados por diferentes cores:


Grupo 1- Riscos físicos: Vibração, Radiação ionizante e não ionizante, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Grupo 2- Riscos químicos:Poeiras, fumos, neblinas, gases, vapores, substancias compostas ou produtos químicos em geral.

Grupo 3- Riscos Biológicos: Vírus, bactérias, fungos, parasitas e bacilos.
Grupo 4- Riscos ergonômicos: Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade e outras situações provocadoras de estresses psíquicos e físicos.
Grupo 5- Riscos de acidentes: Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, iluminação inadequada, probabilidade de incêndios ou explosões, animais peçonhentos, armazenamento inadequado e outras situações que possam acabar em acidentes.

CÓDIGO DE ÉTICA

O que é o código de Ética

Código de ética é um acordo que estabelece os direitos e deveres de uma empresa, instituição, categoria profissional, ONG e etc, a partir da sua missão, cultura e posicionamento social, e que deve ser seguido pelos funcionários no exercício de suas funções profissionais.



Funções Administrativas


- Organizar: organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.

- Planejar: planejamento significa definir objetivos e meios para alcançá-los. O planejamento é uma característica básica das empresas, é a função administrativa permanente.

- Liderar: Liderança significa usar influencia para motivar as pessoas. Nesta função administrativa, o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado.

- Controlar: A última função da administração é o controle, ou seja, a verificação e avaliação do plano que já foi executado para que haja correções futuras. O controle avalia o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões.



Tipos de documentos de correspondência:


- Ata: A ata é um documento no qual deve constar um resumo por escrito, detalhando os fatos e as soluções a que chegaram as pessoas convocadas a participar de uma assembleia, sessão ou reunião. Uma das principais funções da ata é historiar, traçar um painel cronológico da vida de uma empresa, associação ou instituição.

- Atestado ou Certificado: É um documento em que se faz fé de algo e que tem valor legal. Pode haver atestados ou certificados de serviços prestados, de estudos realizados, de pagamentos, etc.

- Bilhete: É um meio rápido e simples de transmitir uma mensagem. Normalmente é dirigido a uma pessoa próxima, com quem se tem intimidade, e por isso mesmo costuma ser escrito em linguagem informal. Isso, contudo, não dispensa a atenção que deve ser dada à qualidade da redação, especialmente considerando que o relacionamento continua tendo caráter profissional.

- Carta comercial: As cartas comerciais, além de diversos destinos, também têm função variada, como a de informar, solicitar ou persuadir. Podem ser cartas de solicitação de emprego, oferta de algum produto de sua empresa, reclamação quanto à má prestação de algum serviço, cobrança de algum débito, enfim, diversas situações que fazem parte do cotidiano empresarial.

ORGANOGRAMA

É  a representação gráfica simplificada da estrutura organizada de uma instituição, deixando   claro os seus setores, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles.

Princípios que devem ser obedecidos:

Simplicidade: Deve apresentar apenas os elementos essências a compreensão da estrutura organizacional.

Padronização: Uniformidade e coerência.
Atualização: Retrata a realidade da organização em determinando momento.


Vantagens organogramas

Os organogramas facilitam:

Identificação de deficiência na organização.
Definição de responsabilidades.

FLUXOGRAMA DE ATENDIMENTO

É uma representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho geralmente feito através de figuras geométricas e retas que demonstram, de forma descomplicada, a transição de informações entre os elementos que o compõem. Pode ser definido também como o gráfico em que se representa o curso ou caminho percorrido por certo elemento, através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dispensando.


DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Para suprir às exigências internas e externas, cada organização desenvolve um tipo de desenho departamental. O desenho departamental constitui uma característica fundamental da estrutura de uma organização, partindo do principio da divisão do trabalho, na especialização horizontal, que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades em cada órgão, agrupando os componentes da organização em unidades organizacionais como departamentos, divisões ou equipes.
Existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento de departamentos e de subordinação ao longo da hierarquia. Existem duas abordagens específicas que surgiram para atender às necessidades das organizações em um ambiente instável e altamente competitivo, que são as abordagens de equipes e de redes.

Tipos de Departamentalização

Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade. Por causa disso, vamos ver os principais tipos existentes:



Por Função

Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

Por Clientes

Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes. 
                             Imagem
Observe que diversos tipos de esforços de vendas são feitos de acordo com as preferências dos clientes. Nesse caso, você pode ver desde seções de perfumaria, lingerie e moda até seções de roupa masculina social e esporte, dependendo da loja. 

Por Processos 

Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção. Os exemplos mais óbvios desse tipo de departamentalização são as fábricas e montadoras de carros. Veja abaixo:  


ImagemImagemUm exemplo um pouco menos óbvio é da própria área de desenvolvimento de planilhas da luz, que está estruturada como uma linha de montagem.

Por Produtos ou Serviços 
Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa. Um exemplo típico dessa divisão acontece nos supermercados: 


Se entrarmos na departamentalização por serviços, temos nos hospitais um excelente exemplo: 

Imagem

A ideia principal aqui é entender que a empresa possui produtos ou serviços que são muitos diferentes entre si e que por isso faz sentido especializar as áreas para que o nível de qualidade oferecida ao cliente aumente. 

Matricial 
Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos, por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica. 


Imagem

Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares. 

Cada tipo de departamentalização possui características diferentes, pontos positivos e negativos para cada situação. Não existe um modelo mais correto que vá funcionar sempre, o mais importante é entender a realidade da sua organização. 
Normalmente a definição e representação do tipo de abordagem escolhido será feita por meio de organogramas. Apesar da departamentalização ter diferenças para esse modelo de representação da estrutura da empresa, essa é a maneira mais fácil e prática de se mostrar como ela está organizada.